Friday, February 11, 2011

Nokia revela metas e previsões de acordo com nova estratégia

Londres, 11 de fevereiro de 2011 – Hoje, a Nokia revelou uma nova direção estratégica, incluindo mudanças em sua liderança e estrutura operacional para acelerar a velocidade de execução da companhia, em um ambiente dinâmico e competitivo. Em acordo com o novo posicionamento, a Nokia definiu novas metas financeiras e previsões para a empresa e também para a indústria de aparelhos móveis, além da Nokia Siemens Networks, da indústria de infraestrutura móvel e fixa e o mercado de serviços.

Metas e previsões para a Nokia e para a indústria de aparelhos móveis

A Nokia espera um crescimento atraente nas receitas da indústria de aparelhos móveis em 2011 e no longo prazo, motivado pela crescente adoção de smartphones por consumidores no mundo todo e pela expansão da demanda de aparelhos móveis e serviços, especialmente nos mercados emergentes. No longo prazo, a Nokia espera que as margens brutas da indústria de aparelhos móveis sejam pressionadas pela competição intensa neste setor.

Por conta do início da transformação estratégica da Nokia a partir da data de hoje, as perspectivas para o longo do ano, para a unidade de Devices & Services, estão sujeitas a indefinições significativas. Portanto, a empresa acredita que não é apropriado definir uma meta anual para 2011 no momento. Apesar disso, a Nokia espera continuar provendo previsões trimestrais de curto prazo para indicar o progresso da empresa em seus relatórios periódicos, assim como divulgar metas anuais assim que as circunstâncias permitirem.

A Nokia espera que 2011 e 2012 sejam anos de transição, já que a empresa está investindo para construir um ecossistema vencedor com a Microsoft, como planejado. Depois deste período transitório, as metas de longo prazo da Nokia são:

· As vendas líquidas da divisão de Devices & Services devem crescer mais rapidamente que o mercado.

· A margem operacional non-IFRS* de Devices & Services ficará em 10% ou mais.

Metas e previsões para a Nokia Siemens Networks e para a indústria de infraestrutura móvel e fixa e o mercado de serviços

A Nokia e a Nokia Siemens Networks esperam que a receita da indústria como um todo cresça ligeiramente em 2011, comparada com 2010. Se por um lado espera-se crescimento em certas áreas, como a banda larga móvel e serviços, isto será contrabalanceado pela queda em outros setores e pelo ambiente competitivo que continuará desafiante.

Por conta da posição sólida da Nokia Siemens Networks em áreas de crescimento, a Nokia e a Nokia Siemens Networks projetam que:

· As vendas líquidas da Nokia Siemens Networks devem crescer mais rapidamente que o mercado em 2011.

· A margem operacional non-IFRS* da Nokia Siemens Networks deve ficar acima do breakeven em 2011.

Adicionalmente, a Nokia e a Nokia Siemens Networks continuam a projetar uma redução nas despesas anuais operacionais non-IFRS* da Nokia Siemens Networks e despesas gerais de produção na ordem de EUR 500 milhões até o fim de 2011, comparado ao fim de 2009.

* IFRS são os Padrões Internacionais de Relatórios financeiros. Resultados non-IFRS excluem itens especiais para todos os períodos. Adicionalmente, os resultados non-IFRS excluem a amortização de bens intangíveis, outros itens relacionados ao preço contabilizado de compra e ajustes no valor de inventário oriundo da formação da Nokia Siemens Networks e de todos os negócios adquiridos. A Nokia acredita que estas medidas financeiras non-IFRS provêem informação suplementar significativa tanto para a direção da empresa quanto para os investidores em relação à performance da Nokia, por excluir os itens descritos acima que possam não refletir os resultados operacionais de negócios da Nokia. Estas medidas financeiras non-IFRSnao devem ser vistas isoladamente ou como substitutas das medidas equivalents IFRS, mas devem ser usadas em conjunto com as medidas IFRS mais diretamente comparáveis nos resultados reportados.